Praias

O concelho de Olhão possui cinco praias, privilegiadas em termos de localização, qualidade e beleza: Armona Ria, Armona Mar, Fuseta Ria, Fuseta Mar e Praia dos Cavacos. Destas, Armona Mar e Fuseta Mar ostentam os galardões de bandeira azul e qualidade de ouro, este último também partilhado pela praia de Armona Ria.
Situadas em pleno coração do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), estão localizadas no centro da região algarvia e contam com boas condições de acessibilidade. A inclusão no Parque Natural da Ria Formosa, bem como o fato de a sua sede se localizar no concelho de Olhão é, sem dúvida, um motor de promoção das campanhas de sensibilização ambiental, as quais assumem grande importância num concelho que está “debruçado” sobre a Ria e bastante dependente dos seus valores naturais.
A ligação à cidade de Olhão e à vila da Fuseta é feita, diariamente, por carreiras fluviais de hora a hora, no verão, e com um horário mais reduzido no inverno. As caraterísticas ímpares destas praias têm sido determinantes para o desenvolvimento económico e turístico do concelho.

Praia da Armona

MAR
A praia situa-se no extremo poente da Ilha da Armona, na proximidade da Barra do Lavajo.
É possível contar com apoios locais para realizar diversas atividades náuticas. A barreira arenosa é robusta e a frente de mar alcança-se após atravessar a povoação e as dunas, numa extensão de cerca de 1,5 km. A paisagem abre-se junto ao mar, o areal é a perder de vista e estende-se para nascente, proporcionando momentos de tranquilidade a quem gosta de fazer caminhadas. Os bancos de areia junto da barra delimitam deliciosas piscinas naturais. Também aqui se pode observar a flora rica e aromática dos campos dunares, bem como gozar os ventos mornos de leste e apreciar os tons invariavelmente fogosos do pôr do sol.
Notas: As correntes junto à barra são normalmente muito fortes. De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando as passadeiras e passadiços.
Carreiras regulares a partir de Olhão durante todo o ano. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes na proximidade das praias; apoio de praia, wc e apoio balnear na Armona-Mar).
Vigilância durante a época balnear na Armona-Mar e na Armona-Ria. Orientação: sudeste.
RIA
A praia da Armona-Ria também está classificada como área balnear, sendo possível apreciar as águas límpidas e mais calmas da ria fazendo praia no areal próximo ao cais de embarque.

Praia da Fuzeta

MAR
A praia situa-se na extrema leste da Ilha da Armona, em frente à Fuseta, vila piscatória mas já em terra firme. Aqui a Ria Formosa estreita-se, o barco serpenteia pelos mesmos canais ladeados por bancos de vasa e de sapal, mas a viagem é mais curta. Tem equipamentos de apoio à praia e wc.
Notas: As correntes junto à barra são normalmente muito fortes. De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando as passadeiras.
Carreiras regulares de barco a partir do cais da Fuseta para a Praia da Fuseta. A Praia da Barra Nova tem acesso por barco (consultar oferta no cais da Fuseta), ou acesso pedonal a partir da Praia do Homem Nu (Ilha de Tavira). Estacionamento amplo (à exceção dos dias de feira) e ordenado, junto ao cais da Fuseta.
Diversos equipamentos de apoio (restaurantes, wc e apoios balneares e recreativos) e vigilância durante a época balnear na Praia da Fuseta.
RIA
A praia da Fuseta-Ria também está classificada como área balnear, sendo possível apreciar as águas límpidas e mais calmas da ria fazendo praia no areal junto à frente ribeirinha. Tem apoios de praia e vigilância durante a época balnear.

Praia dos Cavacos

Esta praia de ria situa-se em pleno sapal, junto a um núcleo de apoio à pesca e à mariscagem constituído por casas de aprestos. A pequena baía serve de ancoradouro a várias embarcações e encontra-se rodeada por salinas luminosas.
A poente fica a Sede e Centro de Interpretação do Parque Natural da Ria Formosa, com o seu moinho de maré. A área envolvente da praia é um local de excelência para observar a vida no sapal e nas salinas, desde a típica vegetação halófita (adaptada à salinidade do meio) aos tímidos caranguejos, com destaque para as aves limícolas que por aqui perscrutam a vasa à procura de alimento com os seus longos bicos: o pernilongo, o alfaiate, o maçarico-de-bicodireito, o pilrito-pequeno, a cegonha, o flamingo e várias espécies de garças.
O areal é algo estreito, mas o braço de ria é largo e proporciona banhos tranquilos. A quietude do local é quebrada apenas pela passagem regular do comboio, cuja linha-férrea se situa mesmo atrás da praia.
Notas: Acesso viário alcatroado a partir da EN 125, seguindo na direção de Aldeia de Marim (a cerca de 3 km de Olhão). Estacionamento informal em terra batida. Não possui equipamento de apoio nem vigilância balnear.
Orientação: sul/sudeste.

Contacte-nos


Porto de recreio de Olhão
Av. 5 de Outubro
8700-000 Olhão

+351 289 010 925 / +351 961 293 336
seg-sex: 8h30 - 20h00
sab-dom: 10h00/14h00 - 15h00/20h00

geral@portorecreioolhao.com
A mensagem foi enviada. Obridago!

autorizo a cedência dos meus dados a terceiros