Xarém

A gastronomia tem sido reconhecida como uma componente importante da atração de fluxos turísticos tanto nacionais como internacionais.
No concelho de Olhão existem muitos locais onde se pode desfrutar da gastronomia do concelho, sendo por excelência a Av.ª 5 de Outubro, junto à zona Ribeirinha, que concentra a maior parte dos estabelecimentos de restauração e bebidas.
Os pratos típicos do concelho são, entre outros, o Xarém com Conquilhas, este um dos 21 finalistas às 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, a Raia Alhada, o Litão à moda de Olhão, os Biqueirões Albardados e a Vila de Amêijoas.

Xarém com conquilhas

No Algarve a farinha de milho faz-se triturando os grãos na molineta, a mó natural herdada dos Romanos.
Este milho mal moído é aproveitado para fazer xarém, as papas de milho comuns a toda a bacia mediterrânica.

Ingredientes
1 kg conquilhas
200 g farinha de milho
8 tiras de toucinho fumado
2 fatias de pão cortadas aos quadradinhos
2 litros de água
azeite
cebola
coentros
sal
Preparação
Numa tigela lave as conquilhas, em água fria, para que libertem as impurezas que possam conter. Cubra com água do mar, ou opcionalmente com água doce com bastante sal e deixe ficar cerca de 4 a 5 horas.
Num tacho, coloca-se o azeite e a cebola picada a alourar; adiciona-se a água indicada; espalha-se a farinha lentamente e vai-se mexendo ao mesmo tempo. Ferve durante 15 minutos, mexendo sempre.
Frita-se as tiras de toucinho e os quadradinhos de pão em azeite, retira-se da frigideira e reserva-se. Na mesma frigideira abrem-se as conquilhas. Junta-se as conquilhas, o toucinho, o pão frito e os coentros picados ao xarém, rectifica-se o sal e serve-se.

Contacte-nos


Porto de recreio de Olhão
Av. 5 de Outubro
8700-000 Olhão

+351 289 010 925 / +351 961 293 336
seg-sex: 8h30 - 20h00
sab-dom: 10h00/14h00 - 15h00/20h00

geral@portorecreioolhao.com
A mensagem foi enviada. Obridago!

autorizo a cedência dos meus dados a terceiros